Linguagem/Idioma/Language
Voltar

Bellatelha aposta em soluções da Icon Estampos e Moldes para modernizar produção e otimizar vendas

Em tempos de crise, a Bellatelha - empresa localizada em Sombrio, Santa Catarina e que atende o mercado do sul do país e também Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - teve de se reinventar e usar de expertise adequada para solucionar impasses como empenamento, layout antigo e falta de encaixe, comuns a muitas empresas do ramo cerâmico. Segundo o proprietário da Bellatelha, Ademir da Silva Cardoso, os maiores desafios estavam nos modelos de telhas francesas e portuguesas, fabricadas por via úmida.

"Antes usávamos moldes de ferro na fabricação de telhas francesas e era justamente isso o que nos trazia transtornos, entre eles, peças defeituosas por conta de muita aderência e dificuldade em descolar a telha da forma. Em função desses impasses, estávamos com a venda desses modelos totalmente estagnadas. Eu estava quase desistindo de produzi-la", explica Cardoso. Foi através de uma feira, em Recife, que o proprietário conheceu as tecnologias da Icon Estampos e Moldes para o segmento de prensagem de telhas e, a partir disso, estreitou o relacionamento com a empresa que o apresentou a solução de moldes em polímero.

"Por ser produzido em polímero, o desmolde da telha é bem mais fácil, pois não há tanta adesão e também exige menor quantidade de produto desmoldante no processo. Tudo isso reduz custos dentro da produção e ainda evita desperdícios", afirma Célio Gastaldon, do departamento comercial da Icon Estampos e Moldes. Conforme o proprietário da Bellatelha, a redução do uso de produto desmoldante caiu em 50% após a mudança. "Além disso, o acabamento e encaixe são muito superiores a anterior, tanto é que atualmente a perda de telhas na hora do desmolde é zero", define Cardoso. A Bellatelha conseguiu se reinventar, criando oportunidades inteligentes dentro da própria empresa, como fez ao expandir um nicho que antes estava desacreditado e estático, e que atualmente representa 20% do faturamento global da empresa. Hoje, a empresa produz 120 mil peças de telha francesa mensalmente, vendendo em torno de 40 mil peças de telha por mês em nome da empresa e terceirizando mais 80 mil. "Outro diferencial da Icon é que posso substituir o carimbo com o nome da empresa nos próprios moldes, assim fabrico em nome da Bellatelha e também confecciono para terceiros com suas marcas já inseridas", pontua Cardoso.

Já na produção de telha Portuguesa a necessidade era de modernizar o layout da peça e também de solucionar problemas no transporte acometidos pela falta de encaixe e empenamento das telhas. "O sonho de todo ceramista é personalizar sua telha de acordo com vedação, encaixe, carregamento para paletização, entre outros quesitos particulares e foi justamente isso que a Icon proporcionou na linha de telhas portuguesas", explica Cardoso. Conforme Gastaldon, através da consultoria e equipe de engenheiros e projetistas da Icon Estampos e Moldes foi possível redesenhar a telha exatamente dentro das necessidades do cliente, operação que durou seis meses e foi acompanhada a cada fase pelo proprietário. "É nosso maior diferencial na linha de telhas portuguesas, afinal, somos a única cerâmica de telhas no Brasil que possui esse layout. Destaco ainda a resposta rápida dos profissionais da Icon, o know-how e a consultoria personalizada para que alcançássemos esse patamar". As mudanças acarretaram não só na qualidade e diferencial competitivo da peça, mas também um aumento em torno de 30% de vendas das telhas portuguesas, segundo Cardoso.

Tanto o desmolde como o empilhamento das telhas para o transporte foi facilitado por conta do novo layout. "Antes a quebra das peças na hora do empilhamento e ao longo do transporte era de aproximadamente 4%, após o novo desenho da telha, conseguimos eliminar isso completamente", dispara Cardoso. Além disso, em função do aprimoramento do encaixe, a Bellatelha conseguiu otimizar a produção, inserindo mais peças no forno e também no empacotamento - em torno de 10% a mais do que anteriormente - tudo isso com mesmo número de funcionários, infraestrutura e matéria prima.

Além do aumento nas vendas e na produtividade, a empresa conquistou uma redução de custos expressiva na produção, não só pelas melhorias no produto final, mas também pelo custo benefício do investimento em novos moldes. "Fora todas as melhorias dentro da empresa, os moldes da Icon têm uma durabilidade 3x maior quando comparado aos moldes anteriores, com uma vida útil de até 12 meses. Vale a pena investir, pois o custo benefício da peça é realmente superior aos demais", finaliza Cardoso.

Fone: +55 (48) 3431.1800

Copyright © 2016 ICON - EMPRESAS ICON- Todos os direitos reservados