Linguagem/Idioma/Language
Voltar

Qualificação e tecnologia são apostas da Icon Máquinas e Equipamentos para atender mercados nacional e internacional

Empresa nacionaliza produção de equipamento para britagem seguindo alta complexidade fabril e rigoroso padrão de qualidade

Em meio a um cenário de crise e de retração, a Icon Máquinas e Equipamentos conseguiu fechar 2015 com investimentos em inovação e tecnologia e apresentou mais uma solução para alinha de equipamentos pesados. No último mês, a empresa, com sede em Criciúma, concluiu com sucesso a fabricação de um Rotor para britador de impacto com processo fabril de alta complexidade.
O Rotor é um importante componente do britador de impacto, equipamento ideal para indústria cimenteira, de mineração, e de outros segmentos que utilizam britagem de materiais. Pesando 30toneladas, a peça equipa um britador de impacto capaz de realizar uma britagem primária em blocos de até 2m³ de pedra, por exemplo, e com capacidade de britagem entre 1000 e 1500 toneladas por hora. Tudo isso com fabricação totalmente nacional. Segundo o gerente comercial da Icon Máquinas e Equipamentos, Uracy Rodrigues, esse tipo de rotor está entre os maiores do mercado.

A peça, que é soldada de dentro para fora, exigiu que seis profissionais trabalhassem 24h ininterruptas durante 75 dias. A continuidade do processo visa um excelente desempenho de soldagem, evitando trincas e possíveis rachaduras resultantes de um mal preaquecimento no material de base. "A temperatura do aço tem de estar sempre elevada, entre 150 ºC à 200 ºC, por isso é necessário estar 24h por dia trabalhando na peça. A forma como o rotor é produzido pela nossa empresa exige grande estrutura e primorosa qualificação. E em razão dessa complexidade fabril, podemos afirmar que a Icon está totalmente habilitada para produzi-lo", explica Uracy.

A complexidade de produção da peça demanda, também, adequada qualificação dos soldadores e do parque fabril. Para isso, os profissionais passaram por treinamentos, que certificaram o trabalho e foram acompanhados e inspecionados durante todo o processo produtivo. "A Icon possui profissionais que realizam Inspeções Qualificadas para o Processo de Soldagem que contemplam qualquer requisito de qualidade de todos os nossos clientes", pontua o supervisor de produção, Marinelson Machado, que trabalha há 36 anos na empresa.

Já no início do processo de soldagem, os profissionais passaram por testes qualificatórios, através da inspeção de corpo de prova. Os materiais desse corpo de prova foram enviados para exames de avaliação de Raio X e Ultrassom, por laboratórios credenciados. Só a partir da aprovação destes testes, que os soldadores poderiam prosseguir no processo de soldagem do Rotor. "Seguimos todos os parâmetros exigidos, pode-se dizer que, após todos os testes e a inspeção constante, a solda está perfeita. Seguindo um procedimento rigoroso garantimos a peça final ao nosso cliente" explica Valdecir da Silva Souza, soldador há quase doze anos na empresa.

Toda a operação de qualificação, pesquisas e investimentos, tanto no parque fabril, quanto na mão de obra dos profissionais trazem resultados positivos que atraem olhares além do Brasil. Essas oportunidades podem credenciar até acordos com empresas estrangeiras, permitindo a troca de know-how, conhecimento e tecnologia. Na busca por qualificação e aprimoramento, as empresas do grupo estão em processo de certificação também nas normas de qualidade da ISO 9001. "Para isso, além do setor de qualidade, contratamos uma consultoria especializada na Norma ISO 9001:2015 para nos auxiliar no processo de implantação do SGQ, Sistema de Gestão da Qualidade", afirma o Gerente da Icon Implementos Rodoviários, Alexandre Freitas.

Fonte: Assessoria Icon

Fone: +55 (48) 3431.1800

Copyright © 2016 ICON - EMPRESAS ICON- Todos os direitos reservados